segunda-feira, 19 de novembro de 2018

CONHECENDO O CARÁTER DE DEUS EM MEIO AS CIRCUNSTÂNCIAS TENEBROSAS DA VIDA



   Ninguém consegue conhecer a Deus intensamente, vivendo confortavelmente sem ter enfrentado dificuldades, lutas ou obstáculos; de acordo com os relatos da Bíblia, não existe um modo mais eficaz para que isso aconteça. Aqui será citada apenas a experiência de um deles, Paulo de Tarso, o grande apóstolo dos gentios.

   A narrativa da experiência de Paulo com Cristo é incrível! Ele era um judeu ortodoxo, zeloso pela sua religião e, a princípio, enxergava os seguidores de Cristo como uma seita, tanto que estava presente quando, Estêvão, um dos mártires da igreja primitiva, foi morto por apedrejamento (At 22.20). Teve a sua vida transformada ao ser confrontado por esse Cristo em uma viagem para a cidade de Damasco (At 9). Passou de perseguidor a perseguido por causa do evangelho. Destacou-se na abertura de campos missionários e foi fundamental para a expansão do evangelho no mundo, mas, teve que pagar um alto preço. Foi açoitado, perseguido, humilhado, sofreu naufrágios, fome, prisões, tudo por amor à Cristo (2 Co 11.23-26). Nos últimos dias de sua vida, preso em Roma, ele escreve uma carta ao seu filho na fé, Timóteo, e, no final dela faz um grande desabafo:

“Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado” (2 Tm 4.16).

   Logo em seguida ele relata o quanto havia amadurecido espiritualmente e como havia ampliado o seu conhecimento acerca de Cristo.

“Mas o Senhor me assistiu e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão. E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.” (2 Tm 4.17,18).

   Paulo, depois de passar por muitas lutas, consegue enxergar alguns aspectos no caráter de Deus, algo que ninguém jamais alcança vivendo em situações normais.

   Quando afirma: “… o Senhor me assistiu e me fortaleceu…”, ele está confirmando que o seu Deus é e sempre será fiel; e não só isso, pois o significado do verbo assistir empregado é ainda mais abrangente, significa estar presente, ver, observar e, por fim, prestar socorro. Deus não está apenas evidente em sua vida, mas agindo em seu favor, renovando a cada dia as suas forças. Um Deus se portando sempre fiel. (Is 49.15; Sl 23.4; Dn 3.25; 2Tm2.13).

   Quando afirma: “… para que por mim fosse cumprida a pregação…”, Paulo entende que o desejo do Eterno é que ele conclua a sua obra, o seu ministério; que cruze a linha de chegada. Um Deus que cumpre as suas promessas. (At 9.15; ICr 28.9).

   Quando afirma: “… fiquei livre da boca do leão…”, ele deixa claro que o motivo pelo qual ele havia chegado até ali fora pelos inúmeros livramentos e intervenções divinas realizadas ao longo de toda a sua vida. Um Deus sempre presente e atuante.

   Quando afirma: “… e guardar-me-á para o seu reino celestial…”, Paulo está convicto que Deus o conduzirá em triunfo até o fim. Um Deus que cuidará do nosso futuro.

   Desta forma, Paulo testemunha para todas as gerações que vale a pena servir e confiar no Senhor, pois Ele nos conduzirá até a nossa vitória cabal, ainda que tenhamos que passar por momentos tenebrosos. Afinal de contas, a recompensa certamente virá, em breve, todos os fiéis estarão vivendo num lugar onde não haverá morte, pranto ou dor.
Juvenal Oliveira

Um comentário: