sexta-feira, 30 de novembro de 2018

APRENDENDO COM JESUS SOBRE AUTORIDADE ESPIRITUAL



 


Não desmerecendo nenhuma profissão, mas, é indiscutível conferir aos militares a precedência sobre as questões que envolvem o tema “autoridade” devido a sua importância para o cumprimento de suas missões. A disciplina e a hierarquia, que é a distribuição da autoridade em todos os níveis desde o Oficial General até o soldado mais moderno, são os pilares de qualquer força militar. Mas, existe alguém com bagagem suficiente para ensinar até mesmo os militares sobre este assunto.
Um Oficial do império romano, comandante de uma centúria ou destacamento de cem soldados, designado para a cidade de Cafarnaum, está atravessando por um problema sério; um criado seu estava sofrendo muito, paralítico e não havia ninguém que pudesse aliviar a dor daquele pobre moribundo. Talvez a sua enfermidade fosse até incurável para a medicina da época. Aquele centurião ficou sabendo que Jesus acabara de adentrar a cidade e resolveu ir ao seu encontro para interceder pelo seu servo, pois ouvira falar em um Homem com poderes sobrenaturais.
Este homem chama a atenção de Jesus pela sua humildade; apesar de exercer um alto cargo numa cidade judaica dominada pelos romanos, ele o chama de Senhor por várias vezes, ainda disse que não era digno de que Ele entrasse em sua casa. Mas, não foi apenas esta qualidade que atraiu a Jesus, pois, ao insistir pela vida de seu servo, demonstra o seu amor ao próximo, afinal de contas, era apenas um serviçal. E, ainda, surpreendeu a Cristo por demonstrar tamanha fé, não sendo sequer um judeu. – “Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.” (Mt 8.8). Nos versículos seguintes ele continua o diálogo com o Mestre dizendo que, como militar, conhecia um pouquinho sobre autoridade, pois nenhum soldado ousaria ignorar uma determinação sua. – Mas, diante de ti, meu Senhor, eu sou apenas um calouro, pois és Mestre neste assunto. Era mais ou menos isto que ele queria deixar claro para todos nós. Jesus reage a súplica daquele homem e dá ordem para que a enfermidade do seu servo fosse embora, o que aconteceu imediatamente.
Destarte, o Mestre não apenas fala ou ensina sobre autoridade, mas Ele a demonstra de forma prodigiosa por inúmeras vezes. Aqui Ele a demonstra sobre as enfermidades; em Lucas 8.22, ao acalmar uma tempestade, Ele a demonstra sobre quaisquer circunstâncias possíveis; em Lucas 8.26, ao expulsar uma legião de demônios de um gadareno, Ele a demonstra sobre todos os seres espirituais; por fim, em João 11, ao ressuscitar um homem já morto há quatro dias, Ele a demonstra sobre o nosso maior pesadelo, a morte. Vale a pena servir e obedecer a este “General”, Mestre em exercer a sua autoridade nos céus e na terra (Mt 28.18).
 Soli Deo Glória!!!
Juvenal Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário