sexta-feira, 25 de agosto de 2023

“A SOLUÇÃO É JESUS”, SERIA APENAS MAIS UM JARGÃO?

 


Existem venenos com ação imediata e os que matam lentamente. Apesar de ambos levarem a morte, estes podem ser ainda mais perigosos, pelo fato de não apresentarem sintomas imediatos, ou seja, quando a pessoa percebe, já é tarde demais. Assim acontece quando banalizamos progressivamente algo considerado vital para a nossa sobrevivência.

Não há sombra de dúvidas sobre Jesus, o filho de José e Maria, nascido em Belém da Judéia, ser o homem com maior supremacia na história da humanidade. Proporcionalmente a sua fama, há o perigo eminente de torná-lo comum. Algumas religiões já fazem isso ao considerá-lo como um grande profeta, apenas. Já se passaram mais de 2.000 anos desde o seu nascimento e podemos chegar ao dobro desse tempo, ainda assim, ele continuará a exercer sua essencialidade, se as pessoas atentarem para o fato de possuir duas naturezas, a humana e a divina.

Todos os homens, em algum espaço de tempo, passarão por situações embaraçosas. Até mesmo os mais ricos e influentes terão que lidar com as suas limitações e necessitarão de alguém para ajudá-los a solucionar os seus problemas. Se fizéssemos uma escala de zero a dez, sobre a capacidade individual em resolver estes infortúnios, onde o zero significasse a total impossibilidade diante deles e o dez, o inverso, qual o nível máximo que um ser humano conseguiria alcançar? 

Jesus, sendo Deus, saiu do seu trono de glória e se vestiu de homem para compreender a fundo as estruturas mais profundas da sua obra-prima (Jo 1.1-3). Por isso, além de possuir plenos poderes no céu e na terra para fazer o que quiser, ele entende as nossas dores, angústias, ansiedades e demais sentimentos e emoções, as quais muitas vezes nos furtam a alegria e a esperança (Mt 28.18). Somente ele pode curar todas as enfermidades. Até a natureza, com todas as suas complexidades, lhe está sujeita por inteiro, pois é capaz de fazer o vento e o mar se aquietarem (Mt 8.27). Se pode fazer tudo isso, não pode também mudar quaisquer circunstâncias que venham nos sobrevir?  

Sobretudo, quando afirmamos que Jesus é a solução, nossa visão deve ir muito além da sua capacidade em resolver situações difíceis dos indivíduos enquanto estiverem aqui na terra, mesmo aquelas consideradas um milagre. O pior dos sofrimentos terrenos não pode ser comparado com uma eternidade longe de Deus, o que a Bíblia chama de segunda morte e inferno (Ap 2.11, 20.14). A morte é o maior inimigo dos homens e todos terão que encará-la em algum momento. A boa notícia é que existe, sim, solução para ela. O apóstolo João tem uma revelação sobre os últimos dias na terra e no primeiro capítulo do livro de Apocalipse ele faz a seguinte narrativa sobre Jesus:

“E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” (Ap 1.17,18).

Diante do exposto acima, concluímos existirem verdades que jamais poderão ser banalizadas. Assim como todos pecaram e a morte adentrou no mundo, somente através do sangue de Jesus conseguiremos o perdão do Pai e, assim, vencermos esse terrível inimigo (Jo 3.16-18, 14.6; At 4.12; Rm 3.23, 6.23, 10.9; I Jo 1.7). Jesus Cristo é a única solução!

Juvenal Netto

2 comentários:

  1. Amém meu irmão. Grandes verdades! A morte física é o último obstáculo para nós, servos e servas do Senhor, até o momento em que desfrutaremos a sublime presença do nosso Senhor Jesus. Que Deus continue te abençoando rica e abundantemente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amado Pastor. Que o Senhor faça prosperar seu ministério a cada dia até a volta de Jesus.

      Excluir