sábado, 3 de outubro de 2020

ENCONTROS NOTÁVEIS – SÉRIE VI

 


Existem momentos em que o silêncio de Deus é mais avassalador do que o pronunciamento de suas maiores sentenças. Uma pobre viúva se questiona pela perda tão precoce de seu filho. — Por que isto foi acontecer justamente comigo, Senhor? Possivelmente, esta deve ter sido a sua indagação por incontáveis vezes.  Acompanhem comigo neste artigo o encontro restituidor vivido pela viúva de Naim (Lc 7.11-17).

Não existe ocasião mais difícil de se pronunciar uma só palavra a alguém, como acontece nos momentos em que ela venha a perder um ente querido. Todas as palavras somem de nosso vocabulário e parece que tudo o que viermos a dizer, mesmo que seja com as melhores das intenções, se tornarão oratórias vazias e ineficazes. Que frases de estímulo surtirão efeito diante de uma mãe, viúva, a qual acabara de perder o seu único filho?  Diante da nossa total incapacidade de aliviar essa dor, o que nos resta nessa hora é apenas oferecer um ombro amigo. Um abraço silencioso, simbolizando que entendemos perfeitamente que nada do que ousarmos pronunciar, fará cessar tamanho sofrimento ou mudar as circunstâncias.

O evangelho de Lucas registra acerca de um encontro de duas multidões, a primeira seguia a Jesus em direção a entrada da cidade de Naim e a outra acompanhava a pobre viúva, num cortejo fúnebre. Essas multidões eram antagônicas entre si, ou seja, a primeira representava possibilidades como, por exemplo, vida, esperança, paz, alegria e vitória, estando ao lado de Cristo. Já a segunda, era a encarnação da derrota, da tristeza, do desespero, enfim, da própria morte. Se fosse descrever a sua situação atual, qual dessas multidões mais se assemelharia contigo?

A Bíblia diz que Jesus se compadeceu diante do sofrimento demonstrado pela viúva ao ver as suas lágrimas. Decidiu naquele exato momento intervir no trajeto daquela multidão. Toca no defunto e o ressuscita, devolvendo-o para a sua genitora.

As nossas lágrimas para os demais humanos é apenas um sinal de fraqueza, fragilidade e sofrimento, mas, para Jesus, é a expressão mais autêntica do quanto somos carentes e dependentes de sua grandeza. É o nosso pedido de socorro mais urgente! É a criatura apelando pela benevolência de seu Criador. É a decodificação de que precisamos urgentemente do poder que somente Ele tem. É a linguagem mais perfeita de um ser caído implorando para ser resgatado. Elas estão quase sempre presentes por ocasião de uma intervenção divina.

Somente um e mais ninguém poderia mudar o percurso daqueles que acompanhavam o cortejo fúnebre. Existem verdadeiras multidões que teimam em continuar nessa mesma direção, ou seja, andam rumo ao vazio existencial, a destruição, ao fracasso, conscientes ou não, o seu itinerário final será a morte, caso não busquem ajuda. Nunca nos esqueçamos que Jesus tem poder suficiente para mudar a nossa trajetória de vida. O que será mais difícil que ressuscitar um falecido?

No instante em que aquelas inúmeras pessoas testemunham um morto retornando à vida, ficam extasiadas e dizem: “— Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.” (Lc 7.16). Jesus, ao realizar esse milagre, deixa claro não apenas para aquelas pessoas as quais presenciaram esse acontecimento, mas, para todas as gerações vindouras que Ele veio para transformar morte em vida; para garantir que a sentença de morte eterna a qual pairava sobre a humanidade acabava de ser cancelada. Para aqueles que creem nEle, a morte já não apavora mais, pois, agora ela deixou de ser um ponto final e passou a ser apenas uma vírgula, isto é, o recomeço de uma nova vida num lugar onde não vai haver pranto, dor, tristeza ou decepção, mas, regozijo eterno.

Portanto, Saia hoje mesmo dessa multidão que simboliza os fracassados e embarque na multidão daqueles que decidiram seguir a Jesus, pois, com Ele a vitória é certa! A decisão é exclusivamente nossa (Rm 8.31-39).

 

Juvenal Netto

6 comentários:

  1. Excelente reflexão, belo texto meu irmão. Realmente, diante da morte nos tornamos impotentes, não há nada que possamos fazer ou falar. Mas Jesus tem todo poder. E é nEle em quem devemos nos apegar nesse momento. Que Deus continue te usando poderosamente. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande abraço Pastor. Vamos prosseguir anunciando a palavra em tempo e fora de tempo, pois a volta do nosso Salvador está cada vez mais próxima.Shalon.

      Excluir
  2. O Vale pode ser de Sombra e de Morte, mas quando A Luz do mundo, O Autor da Vida está presente, não precisamos temer mal algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Principalmente, num momento tão difícil como esse de pandemia onde o vento tem soprado muito forte, somente Deus pode nos oferecer estrutura física e emocional para suportarmos.

      Excluir
  3. Um visão diferente do fim da vida física, por ser o possível, início da caminhada para a vida eterna com Deus. Um presente divino em Cristo Jesus, na Cruz do Calvário pelo perdão eterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, como é bom estarmos convictos de que ser Cristão não é a garantia de uma vida sem sofrimentos ou qualquer outra dificuldade, mas, a certeza que, assim como Ele ressuscitou, nós também ressuscitaremos para viver eternamente com Ele. Louvado seja o Senhor!!

      Excluir