segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

SÍNDROME DO DESCONTENTAMENTO




Na vida nem tudo é um mar de rosas e em alguns momentos certamente ficaremos insatisfeitos com alguma situação. Nem tudo sai exatamente como almejado ou como gostaríamos que fosse, no entanto, isto nunca será motivo para vivermos infelizes e demonstrando descontentamento o tempo inteiro.

Existem pessoas que reclamam de tudo. Pode estar chovendo, nublado ou fazendo sol; se está calor ou frio; se tem um emprego, reclama que trabalha muito, se fica desempregado, fica desesperado e correndo atrás do primeiro que aparecer. Se não tem uma casa, se queixa que vive para pagar aluguel, se possui uma, se lamenta que não é do jeito que gostaria que fosse. Se tem o cabelo liso, quer enrolar, mas, se é encaracolado, quer esticar. Quando está sozinho protesta que está só, mas, quando contrai matrimônio, nenhuma parceira está a sua altura. Pessoas que conseguem reclamar até de nota nova de dinheiro. Pessoas que comem ovo cozido com arroz em casa frequentemente, nada contra ele, inclusive, gosto muito, não obstante, são capazes de reclamar do filé mignon servido no seu ambiente de trabalho. Quem não conhece pelo menos uma pessoa assim? Talvez você mesmo que está lendo este texto seja uma pessoa assim e ainda não se apercebeu disto? Como é difícil conviver e ter que lidar com pessoas assim, eternamente insatisfeitas e infelizes. Pessoas mal resolvidas consigo mesmas.

Quando se observa esta realidade em alguém que não conhece a Deus e a sua Palavra, ainda há uma justificativa aceitável. No entanto, quando é característico de uma pessoa esclarecida quanto às leis espirituais que regem o universo, fica mais difícil de ser compreendido. Seria aceitável, cabível alguém que já teve um encontro com Cristo ter este comportamento?

A Bíblia está recheada de textos que expressam o cuidado e o amor de Deus para com os homens (Is 49.15), e, não só isto, mas, como Ele tem absoluto controle sobre todas as coisas, agindo sempre em nosso favor (Sl 24.1). Por isto que o apóstolo Paulo vai nos ensinar a dar graças a Deus por todas as coisas; enfatizar que tudo, absolutamente, tudo, contribuirá para o bem daqueles que o amam (ITs 5.18; Rm 8.28). Quem muito reclama está demonstrando sua insatisfação com o Senhor ou indiretamente dizendo que Ele não está sendo justo e competente, ou seja, se acha merecedor de uma vida muito melhor.

Portanto, se você é cristão e vive reclamando da vida é hora de pedir perdão a Deus e transformar o seu comportamento a partir de hoje. Se tem agido assim, já se arrependeu e confessou o seu pecado várias vezes e mesmo assim não consegue mudar, talvez seja o caso de buscar ajuda terapêutica, pois pode ser que esteja sofrendo de alguma patologia. Tudo o que Deus faz é bom, ponto. Ainda que a princípio não pareça ser, no fim, compreenderemos os seus propósitos em todas as coisas, por isto, devemos parar de viver nos queixando e sermos grato com tudo aquilo que Ele nos tem concedido (ICr 16.34; Lm 3.25-26; Sl 34.8, 73.28, 85.12, 118.1, 145.9).
Juvenal Oliveira

2 comentários: