quinta-feira, 17 de outubro de 2019

A INSENSIBILIDADE PODE SER FATAL!


A pele é o maior órgão do corpo humano e possui inúmeras funções como proteção, reserva de nutrientes, regulação da temperatura, conter terminações nervosas sensitivas, etc. São as estimulações que admitem captar, de imediato, o que sentimos no ambiente onde estivermos inseridos, como dor, tato, pressão e muitos outros; esta sensibilidade é um mecanismo de defesa do corpo humano e sem ela, ou seja, o oposto disto que seria a insensibilidade, ficaríamos expostos a uma série de riscos que poderiam nos levar a morte.
Existe outro tipo de insensibilidade ainda mais perigosa do que a do corpo; a da alma, esta é capaz de produzir um efeito ainda mais danoso que a Bíblia vai denominá-la de segunda morte (Ap 20.14). Davi, o segundo rei do povo de Israel viveu uma experiência marcante neste sentido. Ele fora escolhido pelo próprio Deus para reinar sobre o seu povo. Esta seleção não foi por acaso, pois, este homem se destacava dentre os seus pares e possuía tantas qualidades que chegou a ser considerado “um homem segundo o coração de Deus”; era valente e confiava inteiramente no Eterno (1Sm 13.14). Provou isto quando se voluntariou para representar o seu povo lutando contra um homem filisteu de quase três metros de altura e que fazia os maiores guerreiros de Israel tremerem na base (1Sm 17.26). Ao se assentar no trono demonstrou o temor que tinha ao seu Deus, priorizando empreender todos os esforços para trazer de volta para Jerusalém a arca da aliança, que para os Hebreus, simbolizava a presença de Deus (1Cr 13). Foi um rei muito abençoado e conquistou inúmeras vitórias. Davi possuía um profundo conhecimento sobre as leis de Deus, não obstante, parece que em um dado momento de sua vida ele se torna “insensível” a estes mandamentos e é dominado pelo pecado (2Sm 11). Apesar de todas as mulheres que possuía ele resolveu se relacionar com a mulher de Urias, um de seus leais soldados. Como um abismo chama outro abismo, ele piora ainda mais o seu estado de degradação espiritual, ao mandar Urias de volta para o combate levando em suas mãos uma carta para o seu comandante que seria a sua sentença de morte. – Coloque este soldado na frente do campo de batalhas. Aquele homem escolhido justamente pela sua sensibilidade ao seu Deus agora está totalmente “insensível”, agindo como alguém que nunca conhecera a Deus.
O Senhor mandou o profeta Natã para falar com Davi. Ele nos ama tanto que sempre enviará um “Natã” para falar conosco. O profeta conta uma história para o rei que era similar a situação em que ele vivia. Por incrível que pareça, quando ele termina, Davi dá o seu parecer a respeito, demonstrando que para a vida do outro ele ainda era capaz de discernir entre o certo e o errado. Às vezes, agimos exatamente assim, cegos acerca dos nossos próprios atos, mas, em relação ao outro, implacáveis e extremamente “justos”. Neste momento, Natã, então, percebeu que Davi estava muito enfermo. Ele estava sofrendo de uma doença que vou apelidá-la de “insensibilidade ao pecado”. – Este homem da história és tu oh rei. Disse o profeta. Parece que aquela poderosa frase foi capaz de tirar a Davi do seu transe. Ele caiu em si, se arrependeu de seus gravíssimos erros e foi perdoado por Deus, mas, pagou um alto preço pela sua dormência espiritual.
Deste modo, existem muitas pessoas “boas” como Davi que também estão entorpecidas pelo pecado; este estágio na vida do homem é ainda mais perigoso do que simplesmente viver em sua prática, pois, nele o Espírito Santo não o incomoda mais. Quem sabe também já não chegou a hora de fazermos um autoexame a fim de identificarmos como anda a nossa sensibilidade em relação ao pecado que tão de perto nos assedia. “Porquanto está escrito: Sede santos porque Eu sou santo.” (1Pe 1.16-25). Assim diz o Senhor!!!

Juvenal Oliveira

5 comentários:

  1. Grande verdade meu irmão. Que Deus continue abençoando sua vida e te usando como instrumento dEle.

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão!
    Deus continue te abençoando, orientando e te usando como instrumento para edificação de vidas.

    ResponderExcluir
  3. Este texto fala primeiramente ao meu coração, pois todos, sem exceção, estamos sujeitos a cair como Davi. Não exatamente nos mesmos erros, mas, nos tornarmos insensíveis ao pecado. Que Deus tenha misericórdia de todos nós!!!

    ResponderExcluir