quinta-feira, 17 de outubro de 2019

A INSENSIBILIDADE PODE SER FATAL!


A pele é o maior órgão do corpo humano e possui inúmeras funções como proteção, reserva de nutrientes, regulação da temperatura, conter terminações nervosas sensitivas, etc. São as estimulações que admitem captar, de imediato, o que sentimos no ambiente onde estivermos inseridos, como dor, tato, pressão e muitos outros; esta sensibilidade é um mecanismo de defesa do corpo humano e sem ela, ou seja, o oposto disto que seria a insensibilidade, ficaríamos expostos a uma série de riscos que poderiam nos levar a morte.
Existe outro tipo de insensibilidade ainda mais perigosa do que a do corpo: a da alma, esta pode produzir um efeito ainda mais danoso que a Bíblia vai denominar de segunda morte (Ap 20.14). Davi, o segundo rei do povo de Israel, viveu uma experiência marcante neste sentido. Ele fora escolhido pelo próprio Deus para reinar sobre o seu povo. Esta seleção não foi por acaso, pois este homem se destacava dentre os seus pares e possuía tantas qualidades que chegou a ser considerado “um homem segundo o coração de Deus”; era valente e confiava inteiramente no Eterno (1Sm 13.14). Provou isto quando se voluntariou para representar o seu povo lutando contra um homem filisteu de quase três metros de altura, que fazia os maiores guerreiros de Israel tremerem na base (1Sm 17.26). Ao se assentar no trono, demonstrou o temor que tinha ao seu Deus, priorizando empreender todos os esforços para trazer de volta para Jerusalém a arca da aliança, que para os hebreus simbolizava a presença de Deus (1Cr 13). Foi um rei muito abençoado e conquistou inúmeras vitórias. Davi possuía um profundo conhecimento sobre as leis de Deus, não obstante, parece que em um dado momento de sua vida ele se torna “insensível” a estes mandamentos, sendo dominado pelo pecado (2Sm 11). Apesar de todas as mulheres que possuía, ele resolveu se relacionar com a mulher de Urias, um de seus leais soldados. Como um abismo chama outro abismo, ele piora ainda mais o seu estado de degradação espiritual, ao mandar Urias de volta para o combate levando em suas mãos uma carta para o seu comandante que seria a sua sentença de morte. — Coloque este soldado na frente do campo de batalha. Aquele homem escolhido justamente pela sua sensibilidade ao seu Deus agora está totalmente “insensível”, agindo como alguém que nunca conhecera a Deus.
O Senhor mandou o profeta Natã para falar com Davi. Ele nos ama tanto que sempre enviará um “Natã” para falar conosco. O profeta conta uma história para o rei que era similar à situação em que ele vivia. Por incrível que pareça, quando ele termina, Davi dá o seu parecer a respeito, demonstrando que, para a vida do outro, ele ainda conseguia discernir entre o certo e o errado. Às vezes, agimos exatamente assim, cegos acerca dos nossos próprios atos, mas, em relação ao outro, implacáveis e extremamente “justos”. Agora, Natã, então, percebeu que Davi estava muito enfermo. Ele estava sofrendo de uma doença que vou apelidar de “insensibilidade ao pecado”. — Este homem da história és tu, ó, rei. Disse o profeta. Parece que aquela poderosa frase pôde tirar Davi do seu transe. Ele caiu em si, se arrependeu de seus gravíssimos erros, sendo perdoado por Deus, mas pagou um alto preço pela sua dormência espiritual.
Deste modo, existem muitas pessoas “boas” como Davi que também estão entorpecidas pelo pecado; este estágio na vida do homem é ainda mais perigoso do que simplesmente viver em sua prática, pois, nele, o Espírito Santo não o incomoda mais. Quem sabe também já não chegou a hora de fazermos um autoexame a fim de identificarmos como anda a nossa sensibilidade em relação ao pecado que tão de perto nos assedia. “Porquanto está escrito: Sede santos, porque Eu sou santo.” (1Pe 1.16-25). Assim diz o Senhor!!!

Juvenal Oliveira

5 comentários:

  1. Grande verdade meu irmão. Que Deus continue abençoando sua vida e te usando como instrumento dEle.

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão!
    Deus continue te abençoando, orientando e te usando como instrumento para edificação de vidas.

    ResponderExcluir
  3. Este texto fala primeiramente ao meu coração, pois todos, sem exceção, estamos sujeitos a cair como Davi. Não exatamente nos mesmos erros, mas, nos tornarmos insensíveis ao pecado. Que Deus tenha misericórdia de todos nós!!!

    ResponderExcluir