quarta-feira, 4 de setembro de 2019

O PECADO DA OMISSÃO


Augustus Hopkins Strong, o grande teólogo batista, define o pecado como a falta de conformidade com a lei moral de Deus quer em ato, disposição ou estado. Diz ainda que os sacrifícios mosaicos pelos pecados de ignorância e de omissão e, especialmente pela pecaminosidade em geral, são evidencia de que o pecado não se limita simplesmente ao ato, mas inclui algo mais profundo e permanente no coração e na vida (Lv. 1.3; 5.11; 12.8). A palavra “pecado”, "hamartia", no grego, significa ERRAR O ALVO, isto é, não atingir a meta estabelecida ou não alcançar o fim desejado. Utilizando um linguajar mais popular, pecado é tudo aquilo que desagrada a Deus. O Novo Testamento está repleto de textos que falam sobre o pecado, no entanto, não menciona nada a respeito de haver classificações quanto ao seu grau de gravidade, no quesito, necessidade de arrependimento e, consequentemente, na liberação do perdão de Deus. O que pode variar de acordo com aquilo que o homem fizer, serão as consequências do seu ato. Mais, na prática, parece que os homens não compreendem isto muito bem, pois, acabam classificando-o como pecado, pecadinho e pecadão. (Rm 3.23, 6.23, 7.11, 8.3; Tg 1.15; 1Pe 2.24; 1Jo 1.8-9, 2.2, 3.4).
Existe um tipo de pecado que costuma passar despercebido e tratado com descaso por muitos “cristãos” que é o pecado da omissão. Jesus ao ser interpelado por um teólogo judeu que queria tão somente o colocar a prova, lhe contou a seguinte história:
Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;” (Lc 10.30-34).
Jesus utiliza nesta história a figura de três homens, sendo, dois religiosos praticantes e um não praticante, que, se fôssemos contextualizar, os primeiros seriam membros de alguma igreja “evangélica” e o último alguém que não expressa fé alguma. O erro cometido por estes dois religiosos aqui não foi por fazerem alguma coisa errada, pelo contrário, foi exatamente por deixarem de fazer. Ignoraram a pessoa que precisava de ajuda. Talvez tivessem pensado: – Isto não é problema meu. Alguém vai aparecer para ajuda-lo. Ou então: – Deve ser consequência da vida de pecado que ele vive e Deus está por castiga-lo. Ou ainda: – Quando chegar ao templo vou orar por ele para que Deus faça uma grande obra em sua vida. Uma frase muito empregada por estes “cristãos” que vivem se omitindo é: “Vamos orar”. Mas, eles falam isto apenas para se verem livres do problema ou lançar toda a responsabilidade em Deus. Quanta omissão em nossos arraiais!!! “Eu não vou fazer.” “Não irei decidir.” “Esta responsabilidade não é minha.” “Alguém chame os responsáveis, por favor.”
Portanto, Jesus ensina aquele doutor da lei que não basta ter um profundo conhecimento acerca de Deus e as suas leis, mas, que é preciso ir além; ter um coração sensível e disposto a lhe obedecer e fazer a sua vontade. As palavras finais do Mestre para aquele catedrático e que serve para todos nós hoje: “Vai e procede tu de igual modo” (Lc 10.37).
“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tiago 4.17).
Juvenal Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário