domingo, 14 de outubro de 2018

AOS MESTRES COM CARINHO


Dentre tantas profissões existentes na sociedade, sem dúvida alguma, a de professor é uma das mais relevantes. Pode se dizer que ela e a mãe de todas as outras. O que seria, por exemplo, a vida de um médico que salva inúmeras vidas diariamente, não fosse as pessoas responsáveis por instrui-lo durante seis anos consecutivos?
Ser professor é muito mais que exercer uma profissão. A sua tarefa algumas vezes se parece com a de um agricultor que sai incansavelmente a lançar as suas sementes; ele não sabe quais germinarão, muito menos quais se sobressairão. Ele só tem uma certeza, dentre tantas semeadas, muitas crescerão e darão muitos frutos. Fico a imaginar os professores dos chamados gênios como Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Beethoven, Galileu Galilei, René Descartes, Thomas Edison, Alan Turing e outros. Que honra poder ter sido instrumento para o surgimento de obras tão belas e descobertas tão relevantes que ficaram na história. Quem é que consegue esquecer-se da sua primeira professora? Aquela que te ensinou a escrever o seu nome pela primeira vez?
O que seria de nós sem vocês a insistirem em nos ensinar? Perseverar, mesmo em meio as nossas rebeldias, deboches, desinteresses e coisas ainda piores. Existem muitos momentos em que vocês chegam a pensar que todo o esforço está sendo em vão devido à tamanha indiferença. Mas, de um modo geral, jamais será, pois ainda que numa turma um pequeno percentual consiga chegar ao objetivo final, já terá valido a pena e, pode ter certeza que isto é uma realidade. Eu, e, até mesmo você, somos provas reais desta verdade, não é mesmo?
Como aquela plateia que se põe de pé para aplaudir durante longos minutos após ter assistido uma apresentação impecável, nós também queremos ter esta mesma atitude em relação a todos vocês. Porque só hoje? Alguns poderiam até questionar. Hoje, porque é o dia reservado exclusivamente para eles. Mas, o que vocês fazem no dia a dia mereceria que este nosso gesto de admiração e enaltecimento se repetisse a cada vez que adentrassem em suas salas de aula.
Parabéns queridos e amados professores de ontem, hoje e sempre. Aos que estão exercendo no presente os seus ministérios, que Deus continue a abençoa-los e que as suas vidas sejam inspiradas naquele que é considerado o Mestre dos mestres, Jesus de Nazaré.
“Nunca alguém tão grande se fez tão pequeno para tornar grandes os pequenos”. (Augusto Cury)

Juvenal Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário