sexta-feira, 15 de junho de 2018

INSACIÁVEIS POR DEUS




Quando acendemos uma Luz em um ambiente externo dentro de poucos segundos veremos uma multidão de pequenos insetos em volta dela como se estivessem hipnotizados. Todos querendo estar o mais próximo possível; não arredam o pé dali em hipótese alguma. Parece que querem aproveitar cada segundo como se fossem seus últimos momentos de vida. Eles são insaciáveis pela luz.
O profeta Oséias diz o seguinte: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor, como a alva a sua vinda é certa; ele descerá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra." (Os 6.3).
Ele usa o verbo no imperativo como forma de nos transmitir a ideia de que é determinante que todos os homens busquem conhecer ao seu criador. Ele continua dizendo que não basta apenas conhecer superficialmente. Talvez muitos até o conheçam, mas apenas de ouvirem falar como Jó, que apesar de ser um homem temente a Deus e extremamente religioso, só após ter passado por momentos tenebrosos é que chegara a conclusão de que o seu conhecimento sobre Ele era ínfimo. Quem teria a audácia de dizer que o conhece plenamente ou o suficiente? Diria que dentre os que mais o conheceram, não chegaram nem mesmo a um por cento da sua essência (Ex 33. 12-23). Por isto que a busca pelo Eterno deve ser algo constante partindo de um coração insaciável; uma alma que almeja por ele assim como os pulmões do seu corpo pelo ar que respira (Sl 42.1).
O profeta revela o porquê desta busca. Para nós o que seria mais certo que o romper do dia? Ele diz que assim como temos esta certeza toda vez que nos deitamos para dormir durante a noite, assim será a sua volta a terra. Oséias fala num certo tom de urgência. Gente, vocês precisam buscar a Deus urgentemente, antes da sua volta, enquanto há tempo. Como a vida na terra onde todos tem um prazo de validade, assim é em relação à possibilidade do homem em se encontrar com Deus; a oportunidade que Ele nos concede disto acontecer diariamente tem uma data de validade que só ele mesmo conhece (Is 55.6). E, será terrível para aqueles que não o fizerem enquanto estiverem vivos, pois depois da morte virá o juízo sobre todos (Hb 9.27).
Oséias diz que ele virá como chuva serôdia. Chuva serôdia para os judeus era a chuva que caía suavemente sobre a terra algumas semanas antes da primavera; ela era responsável por regar o solo e facilitar a colheita.  Talvez este grande servo de Deus estivesse profetizando sobre o dia de Pentecostes. O dia marcante para toda a Igreja, onde o Espírito Santo fora derramado sobre ela, tornando-a intrépida, revestida de poder e em condições de cumprir a sua missão. A semente capaz de tornar possível a colheita estava sendo derramada. Assim como somente a água da chuva era capaz de tornar a terra fértil, só o Espírito Santo de Deus pode romper as barreiras do nosso coração, remover todas as impurezas e torna-lo novamente fértil e pronto para a grande colheita (Jo 16.8). O dia glorioso onde todos serão chamados para comparecerem ao grande tribunal de Cristo, uns para a salvação e, infelizmente, outros para a condenação eterna (Ap 3.6,13,22, 20.11-15, 22. 10-17). Qual será a nossa escolha? Amanhã pode ser tarde demais!

Juvenal Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário