sábado, 27 de maio de 2023

DESCOBRINDO O ANTÍDOTO PARA O ERRO

 


Quando você pensa em Deus, qual imagem vem a sua mente? O que fazer para agradá-lo e o que não fazer para despertar sua ira? Por mais que nos aprofundemos nos estudos teológicos, certamente chegaremos à conclusão de que um ser infinito jamais se deixará revelar em sua essência por meros mortais. Entretanto, um simples pastor de ovelhas, chamado Davi, chegou em um nível de relacionamento com o Eterno que pouquíssimos conseguiram alcançar. De que forma ele pôde ir tão longe?

Davi não era uma pessoa perfeita, muito pelo contrário, cometeu inúmeros erros no decorrer de sua vida, alguns, na ótica humana, gravíssimos, no entanto, foi considerado “um homem segundo o coração de Deus”. No livro de I Crônicas é possível obtermos informações mais perscrutadas acerca do reinado desse notável líder israelita. No capítulo 21 podemos ver como o Diabo lhe dá uma rasteira ao investir em um de seus pontos fracos, a vaidade, e, porque não dizer, de todos nós? Davi chamou Joabe, chefe de seu Exército, e mandou que fizesse um recenseamento o qual abrangesse todo o seu reino. O Senhor sendo conhecedor das intenções obscuras do seu coração, o repreende e lhe oferece três opções como punição pelo seu ato. A resposta de Davi foi surpreendente! Ele afirma categoricamente que preferia cair nas mãos do Todo-Poderoso a padecer nas mãos dos homens. Então, o Senhor enviou a peste sobre Israel e setenta mil homens morreram de uma só vez. Quando o rei vê como as consequências do seu erro estava atingindo pessoas inocentes, implora por misericórdia, pedindo que somente Ele fosse punido. Só havia uma maneira daquela peste ser interrompida e Deus manda um mensageiro falar com Davi para construir um altar numa localidade específica. Ele vai até Ornã, o dono daquela terra, e lhe faz uma proposta de compra após expor o motivo. Ornã oferece gratuitamente não somente a terra, mas também os animais para o sacrifício. Davi rejeita a oferta e diz o seguinte: “Não; antes, pelo seu inteiro valor a quero comprar; porque não tomarei o que é teu para o Senhor, nem oferecerei holocausto que não me custe nada. (I Cr 21.24)”. Davi comprou o terreno, construiu o altar, ofereceu os sacrifícios e invocou o nome do Senhor. Deus respondeu com fogo do céu e fez cessar a peste.

Isto posto, todos nós também somos passíveis de cometer erros constantemente, no entanto, podemos seguir o exemplo de Davi. Ele não tenta se justificar ou pôr a culpa em terceiros; chega diante do Senhor com um coração contrito e arrependido; se dispõe a obedecer a sua Palavra sem questionar e lhe oferece o seu melhor. Da sua linhagem nasceu o Messias prometido. Aquele que, ao ser pendurado no madeiro, levou sobre si toda a condenação provocada pelos nossos pecados (Rm 6.23). Agora temos um advogado fiel e justo diante do Pai, Jesus Cristo de Nazaré. O seu sangue vertido na cruz do calvário se tornou o verdadeiro antídoto para nos purificar de todo o erro cometido (I João 1.9).

Juvenal Netto

6 comentários:

  1. Excelente texto!!!! Deus abençoe o seu dom e o use cada dia mais 🙏🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  2. Deus é tão maravilhoso que nos enviou Jesus.

    ResponderExcluir
  3. A graça é algo que a mente humana não consegue compreender. Somente através da ação do Espírito Santo, o qual abre nosso entendimento para as verdades espirituais. Em Jesus, somente nele, podemos ter a certeza da absolvição e, consequentemente, a garantia da vida eterna.

    ResponderExcluir