domingo, 20 de setembro de 2020

ENCONTROS NOTÁVEIS – SÉRIE IV

 


Grande parte dos problemas que nos afligem estão ligados não as nossas próprias vidas, mas, a de alguém bem próximo a nós. Para algumas pessoas a dor de um familiar chega a ser mais intensa e desconfortante do que se ocorresse nela. Quem nunca ouviu o pronunciar da seguinte frase: — Como eu gostaria que este problema estivesse acontecendo comigo e não com ele (a). Os evangelhos de Mateus e Marcos narram a história de uma mulher, a qual se encontrava desesperada pelo estado crítico em que se encontrava a sua filha (Mt 15.21-28; Mc 7.24-30).

Marcos, sem mencionar o seu nome, a chama de a mulher siro-fenícia, provavelmente se referindo a região onde ela habitava. O evangelista narra que ela ouviu falar a respeito de Jesus, se aproxima dEle e, se prostrando aos seus pés, lhe suplica que expulsasse um espírito imundo, o qual assolava a sua pequenina. Mateus nos oferece mais detalhes, afirmando que os seus discípulos chegaram a sugerir ao Mestre que a despedisse, pois, estaria se tornando inconveniente. Ela não desiste e vence a primeira obstrução, daqueles que deveriam incentivá-la a continuar buscando, mas, que ao invés disso, a desencorajavam. Talvez você também tenha que ultrapassar alguma barreira como essa, como, por exemplo, a de algum religioso que se acha muito íntimo de Jesus, lhe dizendo o mesmo: — Desista, suporte a sua dor. Você já fez tudo que podia. Se Ele não interviu até o momento é porque não é da sua vontade. Mateus diz que Jesus rompeu o silêncio e confrontou a cananéia, deixando bem claro que a sua missão seria buscar as ovelhas perdidas de Israel, ou seja, ela não tinha prioridade nesta grande lista de aflitos. Ninguém sabe ao certo o motivo pelo qual o Senhor teria agido de forma tão dura com aquela mulher, talvez, houvesse nEle a intenção de testar a sua fé. Diante de sua insistência, Ele foi ainda mais austero: “— Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos". Ela continua insistindo: “— Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos". Diante de uma manifestação tão grande de fé, Jesus atendeu a sua petição. Imediatamente, a sua filha ficou livre daquele tormento. O que temos a aprender com o encontro dessa incansável mãe?

Mesmo que todas as circunstâncias sejam desfavoráveis, é preciso crer que Deus pode ser auspicioso. Se ela desistisse diante do primeiro revés, o resultado seria voltar pra casa e continuar sofrendo com a filha.  Tem muita gente almejando obter o favor divino, no entanto, não admitem ser confrontadas, questionadas. Se alguém pôr o dedo em suas feridas, fogem de imediato, mesmo que essa atitude seja no intuito de promover a cura.  Apesar do sofrimento ainda continuam com o nariz em pé, com dura serviz. Com a sua atitude aquela estrangeira deixou claro para Jesus que “as suas migalhas” eram muito mais valiosas do que qualquer banquete oferecido pelo homem mais rico desta terra, isto é, ela tocou no mais profundo do seu ser. Demonstrou-lhe o quanto era dependente da sua graça e misericórdia. O seu gesto humilde, determinado, mas, ao mesmo tempo, com um espírito demasiadamente adorador, o qual foi capaz de mover o coração de Jesus. Quem sabe você, assim como esta mulher, não se sinta como um estrangeiro diante de Deus, no sentido de não ter intimidade alguma com Ele? Não sabe sequer como fazer uma oração, entretanto, gostaria de lhe afirmar que você pode sim reproduzir integralmente o seu gesto e atrair do mesmo modo a atenção e a benevolência do Pai.

 Juvenal Netto

7 comentários:

  1. Quando passamos por sofrimento, o que mais precisamos é de uma palavra de conforto. Mas muitas vezes o conforto que nos é oferecido é pouco e fraco. Precisamos de algo maior. Precisamos de Deus tmj abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo meu amigo. Os homens podem nos causar decepções e frustrações, mas, Deus jamais ignora um coração contrito. Nele podemos confiar sempre. Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia. (Sl 46.1). Que o Senhor lhe abençoe com toda a sorte de bênçãos espirituais.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha de palavra, lembrei da mensagem de ontem, os humilhados serão exaltados!

    ResponderExcluir
  4. Maravilha de palavra, lembrei da mensagem de ontem, os humilhados serão exaltados!

    ResponderExcluir
  5. Forte abraço mano. Deus abençoe ricamente toda a sua casa.

    ResponderExcluir
  6. Excelente reflexão meu irmão. Como sempre uma abordagem direta e objetiva. Rogo ao SENHOR que Ele continue derramando da Sua graça sobre a sua vida e te use poderosamente. Louvado seja o Senhor por sua vida.

    ResponderExcluir
  7. Amém. Amado Pr. Sergio, o meu desejo é que continue sendo tremendamente usado por Deus para edificação de muitas vidas. Soli Deo Glória.

    ResponderExcluir