segunda-feira, 7 de setembro de 2020

ENCONTROS NOTÁVEIS – SÉRIE II

Nem toda enfermidade física é oriunda em consequência direta de pecados, entretanto, eles podem vir a causar alguma delas ocasionalmente. A própria ciência já admite que determinados sentimentos, como a ira, a mágoa e o ódio, por exemplo, são capazes de produzir um câncer, dentre outros males. Será retratado, nesta segunda série de encontros, a história de alguém que se encontrava muito enfermo, aparentemente, como fruto de uma vida de desobediência voluntária a Deus.

O apóstolo João narra a história de um paralítico, o qual permanecia desse modo havia trinta e oito anos (Jo 5.1-15). Ele ficava diariamente junto ao pórtico de um tanque, chamado betesda, na expectativa de que um anjo pudesse vir e curá-lo. Havia na época uma crença de que de tempos em tempos um ser celestial desceria naquele local e curava o primeiro enfermo que fosse lançado nas águas agitadas por ele (Jo 5.4). Por esse motivo o lugar se transformou num encontro de dezenas de enfermos. Não se sabe se esse fato é verídico ou apenas uma crendice pagã, tendo em vista que o versículo que fala estritamente sobre esse acontecimento não se encontra nas cópias mais antigas do Novo Testamento, todavia, ele é irrelevante. O mais importante nessa história é que Jesus foi ao tanque e curou uma pessoa paraplégica, devolvendo-lhe não apenas a sua mobilidade, mas, a sua alegria, autoestima e prazer de viver. 

Alguns dias depois Jesus encontrou o homem que fora liberto no templo e lhe diz o seguinte: “Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.” (Jo 5.14). Essa afirmativa do Mestre pode indicar que a sua enfermidade estava relacionada ao pecado. Que lições podemos tirar e aplicar as nossas vidas a partir desse encontro tão marcante?

Um dos efeitos do pecado sobre os seres humanos é torna-los escravos, dependentes, aprisionados, doentes, como era o caso daquele inválido. Entretanto, a Bíblia diz que se o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres (Jo 8.36). Quantas pessoas, assim como aquele homem, não estão buscando a cura no lugar e pessoa errados? Gente com muita fé e confiança, não obstante, depositadas num deus limitado, ilusório, fantasioso, impostor. Quando Jesus chega diante do paralítico, ele faz uma pergunta, a qual parece redundante: “queres ficar são?” Isto significa que Deus não força as pessoas a tomarem qualquer que seja a decisão, ou seja, ele quer uma obediência voluntária e não simplesmente imposta, seja por um dogma, uma religião ou por qualquer outro motivo. Quase quatro décadas foi o tempo do seu cativeiro, entretanto, aprendemos duas lições aqui. Não existe tempo longo demais, pelo qual Jesus seja impedido de intervir. Segundo, a sua graça pode alcançar até mesmo os mais terríveis pecadores, assim como eu e você.

À vista disso, gostaria de incitá-lo a decidir, ainda hoje, se arrepender de seus pecados e entregar o leme da sua vida a Cristo Jesus. Depois que foi curado da paralisia aquele indivíduo correu em direção ao templo para adorar a Deus. Esse proceder tem um simbolismo tremendo, pois ele demonstrou que a sua cura foi além da fisiológica, alcançou a sua alma. Ele fora totalmente transformado e agora serviria ao Senhor, tendo como resultância dessa conduta voluntária, a oportunidade de passar a eternidade ao seu lado. Que encontro libertador!

Juvenal Netto

6 comentários:

  1. Amém meu irmão. Que Deus continue te usando ricamente. Que o nosso Deus continue transformando vidas mundo afora.

    ResponderExcluir
  2. Amém. Texto muito apropriado para esse dia em que comemoramos a independência do Brasil. Só Jesus pode, de fato, nos libertar nas nossas maiores mazelas.

    ResponderExcluir
  3. Os homens sempre querem obter a sua libertação, mas nenhum será livre se sua liberdade não depender de Jesus muitos esperam entrar sem fazer força ou renúncia no reino de Deus mais muitos fazem por merecer entrar se doam de verdade tudo de bom pastor de ovelhas vivinho encosta em sua chamada amigo abraços.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a análise do relato bíblico. Parabéns! Que o Eterno continue com as mãos estendidas sobre sua vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Desejo o mesmo para você e toda essa amada família.

      Excluir