quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

SERÁ QUE O QUE VOCÊ TEM É SUFICIENTE?



            A motivação é a razão maior da existência humana e todos são movidos periodicamente por ela; quem a perde, simplesmente já morreu e não sabe, pois o combustível que nos faz seguir em frente é a busca por algo que ainda não conquistamos. A grande questão é que muitas vezes o nosso ferramental, recursos, meios, enfim, o que temos disponível em nossas mãos é insuficiente para chegarmos lá, ou seja, atingirmos os nossos objetivos. O que você tem hoje para conseguir alcançar a sua meta? Talvez reconheça que é muito pouco e isto acaba minando as suas forças.
            Os discípulos de Jesus certa feita se depararam com um grande desafio. Havia uma grande multidão de pelo menos quinze mil pessoas que estavam famintas e eles receberam a missão do Mestre de alimentá-las, entretanto, o que eles tinham era apenas cinco pães e dois peixinhos. Um dos discípulos, chamado Felipe, argumentou que seria necessário pelo menos duzentos denários (aproximadamente seis mil reais hoje, utilizando como parâmetro o nosso salário base) para comprar pães para tanta gente, portanto, não havia recursos suficientes (Jo 6. 1-15). O Dr. Russell Shedd faz um comentário dizendo que Felipe era ágil nos cálculos, mas pessimista em relação ao futuro. Na verdade, ele era realista, pois diante da situação financeira daquele grupo, como conseguiriam arranjar tanto dinheiro em tão pouco tempo?
            Diante de toda limitação humana, Jesus insiste na sua intenção de saciar a fome daquela multidão, hoje não é diferente, ele continua interessado em ajudar as pessoas que o buscam. Ele ordena que trouxessem aqueles insignificantes pães e peixes, e, após dar graças, o reparte com toda aquela gente. Todos foram saciados e ainda sobraram doze cestos.
            Esta experiência narrada nos quatro evangelhos nos traz alguns ensinamentos (Mt 14. 13-21; Mc 6. 30-44; Lc 9. 10-17). Primeiro, que todos aqueles que decidem seguir a Jesus, jamais ficarão na pista; jamais serão desamparados; jamais serão dispensados sem que as suas necessidades básicas venham a ser totalmente supridas (Sl 37.25; Mt 6.33, 7.7-9). E o que significa hoje seguir a Jesus? Vai muito além de possuir uma religião; de visitar constantemente um templo; de possuir cargos ou funções eclesiásticas. Seguir a Jesus implica em se esforçar ao máximo a fim de guardar os seus mandamentos, sendo um imitador seu (Jo 14.21). Em segundo lugar, nas mãos de Jesus, o que era pouco, se transformou em muito; o que era insuficiente, se tornou mais que eficiente; o que era impossível, se tornou plenamente realizável.
            Por conseguinte, se você está seguindo a Jesus ou se decidir segui-lo ainda hoje, jamais Ele te deixará desamparado. Talvez o que você tenha, assim como aqueles discípulos, seja incapaz de fazê-lo vencer, avançar, conquistar, alcançar o seu objetivo, mas, se depositar nas mãos dEle o pouco que você possui, com fé, certamente o sobrenatural irá acontecer (Hb 11.6). 

Juvenal Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário