sábado, 23 de dezembro de 2017

NATAL: SUBLIMIDADE AO ALCANCE DE TODOS



Infelizmente nem tudo de bom que está ao alcance dos homens é devidamente desfrutado. Os seres humanos foram criados por Deus com liberdade para fazerem as suas próprias escolhas sejam elas boas ou ruins (Dt 11.26-28). Mesmo que alguém considere algo excelente para a vida do outro, jamais poderá obriga-lo a aceitar ou a usufruir.
O profeta Isaías disse que todo o povo andava em trevas, mas chegaria um dia em que a luz haveria de dissipá-la (Is 9.2,6). Chegaria um dia em que o homem teria a chance de optar entre permanecer na escuridão ou andar em plena luminosidade. Este dia chegou quando uma virgem chamada Maria deu a luz a um menino há cerca de dos mil anos atrás na cidade de Belém da Judéia (Lc 2.10-12; Mt 2.1).
O mundo continua em trevas, os brasileiros que o digam, com uma das maiores taxas de homicídios do mundo; liderando o ranking da corrupção que atinge todas as camadas da sociedade; uma crise ética e moral que alcança níveis cada vez mais assustadores; um número alarmante de viciados em drogas lícitas e ilícitas, verdadeiros zumbis ambulantes. Mas tudo isto não significa que Deus tenha abandonado a criação. Na maioria das vezes é consequência das más escolhas da humanidade que virou as costas para Ele (Rm 1.20-32). Diferente do Diabo que a Bíblia diz que é ladrão e salteador, o Senhor não nos obriga a fazermos absolutamente nada. Ele apenas abre a porta e nos convida a entrar como um dócil cavalheiro (Ap 3.20).
O Natal é um momento muito oportuno para a humanidade se lembrar de que Jesus nasceu com uma missão muito especial, trazer redenção para um mundo decaído, sentenciado a escuridão eterna (Lc 19.10). Quando Ele nasceu abriu o portal para que o homem gozasse de coisas “sublimes”; veio oferecer a sua paz, que excede todo o entendimento humano e que o mundo jamais pode dar (Jo 14.27); veio oferecer dignidade a todos àqueles que vivem a margem da sociedade se alimentando de “migalhas” que o Diabo faz parecer manjares (Lc 18.35-43); veio curar toda a sorte de enfermidades sejam elas de ordem física, emocional ou espiritual, com a única condição da fé depositada nEle (Mt 9.35, 15.31; Lc 6.19); veio libertar os cativos, uma grande massa presa aos vícios, dinheiro, relacionamentos, etc. (Lc 8.26-36); veio oferecer o amor verdadeiro, sem interesses, incondicional, capaz de perdoar quantas vezes se fizer necessário e que abrange a todos indistintamente (Jo 3.16; 1Jo 4.16; Ef 2.4-6); veio conceder a oportunidade de salvação a todos os homens que o reconhecerem como o Messias, a mais sublime de todas (Lc 19.9; 1Ts 5.9; 2Tm 2.10; Hb 9.28; Rm 1.16).
Assim sendo, cada Natal torna-se um momento ímpar para cada um refletir sobre esta realidade, que só terá sentido se Jesus nascer também em nossos corações, aí estaremos prontos a gozar de tudo aquilo que só Ele sendo Deus pode nos oferecer gratuitamente. A decisão é toda nossa.
Um Feliz Natal a todos os meus amigos!!!

Juvenal Oliveira

2 comentários:

  1. Que Deus continue te Usando assim,o verbo virou gente e habitou entre nós, Jesus menino, Jesus 100% homem,Jesus 100% Deus aquele que morreu e ressuscitou ao terceiro dia,e que a graça do Senhor nosso Deus continue presente em nossos corações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." I Co 10.31

      Excluir