segunda-feira, 16 de outubro de 2017

SEM DIREITO A “PIT STOP"

Existem algumas expressões em inglês que nós brasileiros ouvimos com tanta frequência que dispensa tradução, como por exemplo, o dito “PIT STOP”. No automobilismo designa-se por uma parada durante uma corrida na área dos boxes onde se encontram as equipes e seus mecânicos, para que possam trocar de pneus e fazer o reabastecimento dos seus veículos, ou seja, significa uma parada momentânea.


Gostaria de dissertar aqui sobre a importância do “CRESCIMENTO” para a vida de todos os mortais; se buscarmos o significado desta palavra nos dicionários encontraremos definições variadas como multiplicação, desenvolvimento, evolução, etc. Desde a fecundação embrionária, passando pelo período de gestação, nascimento e chegando ao ponto final, que seria a morte, todos os homens necessitarão passar por um processo contínuo de crescimento e evolução, muitas vezes sem direito a “PIT STOP”.

O grande apóstolo Pedro em sua segunda epístola fala para um grupo de judeus cristãos sobre a necessidade de priorizarem a busca pelo crescimento espiritual: 

“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.” (2Pe 3.18)

Serão expostos aqui alguns motivos pelos quais todo cristão deve perseguir o crescimento como meta primária para as suas vidas, independente de qualquer outro fator que possa vir a tentar esmorece-lo. 

O verbo crescer está conjugado no modo imperativo, “crescei vós”, portanto é um mandamento do Senhor para todos os cristãos, indistintamente. Não se trata de uma escolha se eu quero ou não crescer, mas uma imposição para todos aqueles que uma vez se renderam a Cristo.

A busca pelo crescimento constante na vida de todo o cristão é uma questão de sobrevivência. No momento em que ele achar que já conhece a Deus o suficiente, estará preanunciando o seu fracasso. Isto aconteceu com a igreja de Laodicéia; uma igreja que se sentia no topo, independente, abastecida por inteiro; se achando no direito de fazer um “PIT STOP”. E a palavra para aqueles cristãos foi muito dura: “Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.” (Ap. 3.16)

Por fim, todo cristão precisa se conscientizar que recebeu um ministério da parte de Deus quando foi convocado para fazer parte de seu exército e que, para cumpri-lo integralmente necessitará crescer a cada dia em fé, amor, santidade, conhecimento da sua Palavra e intimidade. Nesta corrida em direção à nova Jerusalém não há tempo para “PIT STOP”. Quanto mais eu cresço em graça e conhecimento, mais ficarei parecido com meu Mestre; quanto mais eu cresço, mais de mim terá o Espírito Santo me habilitando para toda boa obra. (Mt 25.14; Jo 3.30; 2Tm 2.15, 3.14-17, 4.5)


Soli Deo Glória!

Juvenal Oliveira

5 comentários: