quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A PORTA QUE DEUS ABRE NINGUÉM FECHA





No meio cristão é muito usual ser utilizada a afirmativa de que a porta que Deus abre ninguém fecha. Não há nada de errado com esta frase, pois, todos entendem e creem que Deus é soberano sobre tudo e sobre todos; ninguém consegue abortar os seus planos. O grande problema é apreciar esta verdade apenas por um determinado ângulo. A maior parte das vezes que se ouve esta frase é apenas no sentido material da coisa; no sentido de conseguir um novo emprego, uma nova casa, uma oportunidade de conquistar algo no plano horizontal ou, ainda, conseguir ascender financeiramente.

No livro de Apocalipse aparece a seguinte descrição: “Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.” (Ap. 3.8). Jesus ordena a João que escreva sobre os acontecimentos futuros, neste caso, a palavra foi direcionada para a igreja em Filadélfia. A “porta” aqui está se referindo ao próprio Cristo, assim como Ele também fez uso desta figura de linguagem descrita no evangelho de João quando disse: Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” (Jo. 10.9).

Esta revelação direcionada não apenas a Filadélfia, mas, a igreja na sua totalidade e em todos os tempos tem um sentido totalmente espiritual. Jesus está garantindo para os cristãos fiéis, ou seja, aqueles que guardarem a sua Palavra e jamais negarem o seu nome, que apesar de possuírem pouca força, certamente passarão pela porta, que é Ele mesmo, e entrarão no reino dos céus. Jesus promete guarda-los mesmo em meio as provações que há de vir sobre o mundo nos últimos dias do fim.

Em vista disso, compreende-se que a melhor interpretação a ser dada para a frase A porta que Deus abre ninguém fecha” é a espiritual, pois, quando a empregamos em outros sentidos, os benefícios serão meramente transitórios, enquanto aquele será eterno. Jesus garante que a porta da salvação jamais poderá ser fechada para aqueles que o confessam como senhor.
Solus Christus!!!!!
Juvenal Mariano de Oliveira Netto


Nenhum comentário:

Postar um comentário