sábado, 15 de outubro de 2016

MESTRES: VOCÊS MERECEM MAIS QUE UM DIA COMEMORATIVO



Um dia é muito pouco para homenagearmos a árdua tarefa daqueles que se dedicam incansavelmente ao ensino. Um dos pilares para o desenvolvimento, crescimento e perpetuação de uma sociedade é, sem a menor sombra de dúvidas, o investimento incondicional a educação. Ela está intrínseca em todas as fases e áreas da vida. Todos, sem exceção, em dado momento da vida, exercerão a excelente tarefa de ensinar a outrem.  

O ministério de ensino é tão importante que chega a distinguir as civilizações, ficando em segundo plano fatores como o quociente de Inteligência, recursos naturais, geografia, etc. Prova desta tese são os países que mesmo tendo passado por inúmeras tragédias conseguiram se superar e ainda ultrapassar outros com circunstâncias mais favoráveis. O segredo de tamanho sucesso, como é o caso do Japão, assolado por duas bombas nucleares e constantes terremotos de altíssimas escalas, é o investimento maciço em educação. O Japão não apenas investe pesado separando um alto percentual do seu Produto Interno Bruto (PIB), mas, o aplica com responsabilidade e eficiência.  

Infelizmente, o Brasil além de investir pouco, apenas 4,5% do PIB, ainda administra mal estes recursos e possui um sistema pedagógico ultrapassado, muito distante dos adotados pelos países de primeiro mundo. Recentemente, o Brasil ficou na 60.ª posição no ranking mundial de educação, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Todos os brasileiros esperam que neste dia tão significativo nossas autoridades não apenas cumpram o ritual de um dia comemorativo, mas, demonstrem em atitudes bastante convincentes que compreendem a importância da educação para o progresso da nossa nação. Nossos mestres precisam ser mais valorizados, começando por salários dignos; um plano de carreira que lhe proporcione garantias futuras e o estimulem a buscar um aperfeiçoamento constante; boas condições de trabalho que incluam a total garantia de sua integridade física por leis mais rígidas que inibam as ações violentas por parte de alunos mal “educados”. O Brasil precisa muito mais do que um slogan feito por um bom marqueteiro como vem acontecendo, tudo para “inglês ver”.

Parabéns, professores de toda esta nação que mesmo em meio a dificuldades e desafios cada vez mais elevados, vem cumprindo o seu papel nesta sociedade. Parabéns a todos vocês que tem encarado esta tarefa como uma verdadeira vocação e não apenas por uma medíocre profissão. Saibam que vocês são simplesmente, imprescindíveis para o desenvolvimento e crescimento de nosso país nas suas diversas áreas de atuação.
Juvenal Mariano de Oliveira Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário