quinta-feira, 21 de abril de 2016

OS DEZ MANDAMENTOS NA ESCOLHA DO PREFEITO

Este ano é ano de eleições municipais e hoje estarei falando sobre a figura do prefeito. Quais os critérios a serem observados na escolha do candidato, de modo a podermos contemplar o avanço, a prosperidade e a melhoria do nosso município? Queremos um prefeito que seja capaz de oferecer mais oportunidades de emprego, diminuindo a carga tributária sobre as empresas que já atuam no município assim como o incentivo a entrada de novas outras. Um líder do Executivo que mantenha uma Secretaria de Saúde eficiente, buscando de todas as formas oferecer saúde de qualidade a todos os munícipes e isso implica em salários dignos a todos os profissionais da área que arriscam suas vidas diuturnamente para salvar outras. Um prefeito visionário que invista responsavelmente em educação, mantendo uma Secretaria de Educação compromissada em oferecer escolas com alto padrão de qualidade e isenta de doutrinação político-partidária; disponibilizando cursos técnicos e profissionalizantes; manter os professores motivados através de salários justos e em constante aperfeiçoamento, de modo a resgatar os valores que vem se perdendo ao longo destes últimos anos, principalmente, quanto à importância da família, o patriotismo e os princípios éticos e morais, alicerces de uma sociedade próspera. Um bom gestor público se empenhará por manter um transporte público mais acessível a todos, acabando com o monopólio da empresa que atua há séculos na região e que além de cobrar preços exorbitantes, oferece um transporte ineficiente e que não pode atender todos os bairros da cidade. Enfim, o que se espera de um prefeito é uma gestão pública eficiente, administrando com responsabilidade e evitando desperdícios e gastos desnecessários, não destruindo o que já foi feito pelo administrador anterior como é o costume de muitos. Para tanto, precisa estabelecer prioridades no emprego do orçamento, atendendo primeiramente as necessidades básicas de cada cidadão, pois, ninguém aguenta mais a estratégia ultrapassada do famoso “pão e circo”, ou seja, enganação eleitoreira.

Quais os critérios a serem observados na escolha de um candidato a prefeito? Enumerarei alguns deles a seguir:

1º - Um candidato que tenha ficha limpa, ou seja, que não tenha sido condenado por decisão de órgão colegiado (com mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos.

2º - Que possua um conhecimento mínimo sobre administração pública, ainda que não possua formação acadêmica. Um candidato ignorante (no sentido de desconhecer) será facilmente manipulado por aqueles que conhecem a fundo como funciona a administração de um município. Este candidato será um mero fantoche nas mãos de lobistas e aproveitadores.

3º - Um candidato com princípios éticos e morais. Um candidato ficha limpa, não indicará, necessariamente, que seja íntegro, entretanto, o risco será bem menor dele ceder aos “esquemas ilícitos e imorais”. O candidato precisa deixar muito claro para a população, ainda durante a sua campanha, que será intolerante com quaisquer sistemas de corrupção. Hoje existem vários recursos disponíveis na ‘internet’ para se examinar um candidato, basta obter o seu nome completo e o número do seu CPF. Se não conhece nada sobre ele procure se informar sobre sua vida pregressa, sempre haverá alguém próximo a ele que poderá lhe fornecer alguma informação relevante de modo a poder traçar o seu perfil.

4º - Observe qual o perfil do Partido Político que ele representa e quais os seus posicionamentos ideológicos. Cuidado com aqueles candidatos que saíram de determinado partido quando viram que ele estava em ruínas. Será que este político não ficou contaminado pela forma de fazer política daquele determinado partido?

5º - Procure saber a origem do dinheiro da sua campanha, o Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza na sua página na ‘internet’ estas contas de forma detalhada. Esta informação é importantíssima para sabermos quem o está apoiando e se sua campanha concorda com o declarado. Uma campanha milionária e não declarada pode ser indício de dinheiro oriundo de corrupção. Um candidato que começa assim, nós já podemos prever qual será o desfeche disso.

6º - Observe se este candidato já exerceu algum cargo na política e como foi o seu desempenho. São Pedro da Aldeia já teve a infeliz experiência de fazer parte de uma estatística negativa divulgada pela grande mídia. O seu prefeito, da época, foi considerado o pior prefeito do estado do Rio de Janeiro e o segundo pior do Brasil. Quem insiste em reeleger um candidato assim ou é ignorante (falta de conhecimento) ou tem a garantia de vir a receber algum privilégio dele, não pode haver outra explicação.

7º - Procure se informar acerca do seu plano de governo, se existe coerência, confiabilidade, consistência e exequibilidade. Procure se informar acerca do seu posicionamento em relação a pontos polêmicos, entretanto, importantes para toda a sociedade, tais como: família, aborto, liberdade religiosa, liberdade de expressão, etc.

8º - Não escolha o candidato por simpatia ou por amizade apenas, saiba separar as coisas, pois é o futuro de milhares de pessoas que está em jogo. O que adiantará toda a sua cortesia no trato para com as pessoas nas ruas, sua simpatia, demonstração de humildade, algo que pode ser superficial, se ele vier a ser um péssimo administrador.

9º - Não escolha o candidato por interesses próprios em troca de promessas, seja por uma portaria, por exemplo, ou por outro motivo de ordem particular, pois, o preço pode ser muito alto a ser pago. Hoje o nosso Estado está falido, por isso, repense se vale mesmo a pena votar por interesses próprios, pois, se o município também vier a falir você acha mesmo que continuará a ter os privilégios prometidos em campanha?

10º - Procure arrancar do candidato os motivos pelos quais o levou a se interessar pelo cargo. Quais as suas verdadeiras motivações. Se ele conhece profundamente os problemas da nossa cidade. Está realmente disposto a servir ao povo Aldeense ou só quer apenas um bom salário e todas as prerrogativas que o cargo irá lhe proporcionar.

Destarte, se você observar todos os pontos supramencionados antes de escolher o seu candidato, terá uma grande possibilidade de realizar uma melhor indicação. Existe também a possibilidade de você não encontrar nenhum candidato que preencha os requisitos mínimos para fazer jus ao seu voto. Então, o que deve fazer? Vote com responsabilidade, discernimento, inteligência e de acordo com a sua consciência. Lembre-se que não decidir também é uma decisão, por isso, quem opta por não participar do processo de eleição, depois também não terá o direito de reclamar. Pior do que votar errado, é abrir mão do seu direito de eleger e é exatamente isso que muitos querem. Uma população indiferente, submissa a tudo, apática, que não reivindica os seus direitos e que aceita tudo por parte dos politiqueiros de plantão, verdadeiras sanguessugas do erário.

 Juvenal Mariano de Oliveira Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário