terça-feira, 4 de agosto de 2015

NÃO DEIXE QUE O MEDO TE PARALISE


A presença de um medo exacerbado tem impedido muitas pessoas de tomarem decisões importantes; tem impedido os seus avanços diante dos grandes desafios; tem impedido de alcançarem os seus alvos estabelecidos. Estas pessoas depois de perambularem de terapeuta em terapeuta, de utilizarem os mais variados medicamentos possíveis, algumas vezes sem sucesso, acabam vivendo tristes, insatisfeitas, totalmente frustradas por não conseguirem êxito, por não poderem se libertar desta realidade cruel que lhes rouba o desejo de viver.
O medo em dosagens normais é necessário para a autoproteção dos seres humanos, porém em níveis elevados é extremamente danoso para o homem, chegando ao ponto de deixa-lo inerte, paralisado e infeliz.
A expressão “não temas” aparece inúmeras vezes na bíblia e talvez, neste exato momento, seja a grande oportunidade de meditarmos um pouco mais nesta frase que não é uma mera expressão humana, mas uma Palavra do próprio Deus, que, pela fé,  nos remeterá a cura dos nossos maiores medos.
Josué tinha uma grande peleja pela frente, substituir o grande Moisés e conduzir aquela multidão à terra prometida. Os seus joelhos devem ter ficado trôpegos diante de tal realidade, na sua mente possivelmente começaram a surgir os fantasmas do medo; então a Palavra de Deus para ele foi: Josué não temas, pois “Eu sou contigo por onde quer que andares” (Js 1.9). Esta palavra adentrou como uma flecha afiada em sua mente destruindo de uma vez por todas aqueles pensamentos fantasmagóricos. Josué venceu os seus medos e prosseguiu em direção ao propósito de Deus para a sua vida.
Em outra ocasião Deus manda uma mensagem encorajadora para todo o povo que Ele havia escolhido. O profeta Isaías, sempre obediente, retransmite esta palavra ao povo dizendo: “Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou o teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” (Is 41.10).
Que tipo de medo tem lhe roubado a paz? Medo do futuro, de tudo aquilo de ruim que você acredita  que irá acontecer em sua vida; de repente na área familiar; ou quem sabe, na área financeira; ou até mesmo na área espiritual, pois você tem dúvidas quanto a moradia eterna no céu.
Não importa o porquê estamos temerosos, o que importa é que hoje, eu e você somos o Israel de Deus e as palavras "não temas" continuam com a mesma eficácia de sempre, transformando estagnados em empreendedores, fracos em fortes, medrosos em valentes, vencidos em vencedores. Creiamos nisto, pois a garantia de ter Deus ao nosso lado é tudo o que precisamos para seguirmos em frente, vencermos os nossos maiores medos, ainda que tenhamos que atravessar pelo vale da sombra da morte não temeremos mal algum, pois Cristo está conosco (Sl 23.4).  

Juvenal M. de Oliveira Netto
Soli Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário