domingo, 31 de maio de 2015

SERÁ QUE VOCÊ DESEJA MESMO “ZOAR”?



Havia em um passado bem distante uma cidade cuja transgressão e promiscuidade eram tamanhas, chegando ao conhecimento do Altíssimo. Ele, o justo juiz, não poderia ficar inerte, insensível àquela tamanha podridão, talvez algo parecido com algumas coisas que observamos na sociedade deste tempo. Ele decidiu imediatamente tomar uma atitude, intervir, enfim, destruir a cidade de Sodoma com todos os seus habitantes, no entanto, com muita tristeza nos olhos, pois, a criação é a sua obra-prima. Mas, existia ainda um obstáculo. Ele não poderia destruir o “justo” com os ímpios. Então, resolve enviar seus mensageiros para alertar apenas uma família e não era uma qualquer, mas, uma com um parentesco bem próximo de seu grande amigo, chamado Abraão. O estado daquela cidade era tão terrível que os homens quiseram abusar, sexualmente, até mesmo dos anjos enviados pelo Senhor. O detalhe mais importante é que Deus tinha um escape, um refúgio, uma solução para Ló e sua família, a qual era caminhar para “ZOAR”. Ali estariam a salvo, livres, libertos totalmente da ira divina.

A cidade de ZOAR, para nós hoje, simboliza a nova Jerusalém, a cidade santa, preparada para todos os salvos, para aqueles justificados pelo sangue do Cordeiro. Infelizmente, a mulher de Ló, apesar da grande manifestação de amor do Pai, preferiu “OLHAR PARA TRÁS”. Ela fracassou, sendo transformada em uma estátua de sal. A frase “olhou para trás”, em hebraico, significa literalmente “demorou-se”. Para aquela mulher os desejos, a luxúria de Sodoma, foram mais fortes do que o desejo de alcançar a salvação, pois, ela “demorou-se” em se decidir.

Existe hoje uma grande multidão como aquela mulher “demorando” muito em se decidir, entre os prazeres, tipificados pela antiga Sodoma e a vida eterna. É preciso se posicionar entre os banquetes transitórios oferecidos pelo mundo, ou a garantia da vitória, do livramento, da libertação total, simbolizados pelo que a bíblia chama de céu.

Apesar de não existir nas Escrituras a expressão, “livre arbítrio”, podemos perceber isso nitidamente. Deus sempre esteve preocupado com a sua criação e continua mandando mensageiros. Sua igreja proclama incansavelmente ao mundo inteiro a mensagem sobre o Senhor não ter prazer na morte de nenhum homem. Assim, como para a família de Ló a direção foi procurar abrigo na cidade de ZOAR, para nós, no presente, a saída é buscar aquele que é o caminho, a verdade e a Vida, Jesus de Nazaré (Jo 14.6).

Portanto, qual será a nossa decisão? SODOMA OU “ZOAR” (CÉU), oferecido gratuitamente através do sacrifício vicário de Cristo. A mulher de Ló estava a um passo da vitória, mas preferiu voltar. Para aqueles que já saíram de Sodoma, aconselho a tomarem como exemplo, essa mulher. Não é tempo de retroceder. Aquele que lança a mão no arado e olha para trás não é apto para entrar no reino dos céus, disse Jesus. (Lc 9.62). Avancemos, então, confiadamente para Zoar.

Juvenal Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário