sexta-feira, 29 de maio de 2015

NADANDO CONTRA A CORRENTEZA



Apesar de nunca ter vivido tal experiência, já ouvi muitos relatos acerca de pessoas que quase perderam suas vidas em um mar ou rio revoltos, devido a fortes correntezas. Nadar contra ela é algo extremamente fatigante, até mesmo para os mais exímios nadadores. A única diferença existente entre um nadador profissional e um principiante ou afogado, é o tempo de resistência e a sua capacidade de não entrar em pânico. Os mais experientes neste assunto, ensinam estratégias, tais como: mudar a direção do nado; procurar um ângulo perpendicular; desbordar até chegar à terra firme. É possível, ainda, se deixar levar pelo movimento das águas e ver onde vai parar, sem um destino definido ou a certeza de que vai aguentar chegar vivo até o fim. Nunca ouvi nadadores, por mais habilitados que sejam, incentivar pessoas a persistirem no nado frontal a elas. Quem insiste nesta tática, segundo eles, se cansarão, e, dependendo da distância a ser percorrida, serão vencidos pelo cansaço. A tendência é o esgotamento, a fadiga e o afogamento.

A vida para muitas pessoas se tornou como se estivesse nadando contra uma grande correnteza, tentando constantemente lhes arrastar para lugares e posições indesejáveis. Quem nunca teve esta sensação, de estar lutando contra uma delas? Empregando muita energia sem conseguir sair do lugar e o pior, vendo as suas forças se esvaírem.

            Em um mundo dominado pela corrupção, onde as pessoas jogaram a ética na lixeira; abandonaram os valores morais, os quais, no presente século, parecem ultrapassados. Somados a tentativa de banalizar a família tradicional e a dar ênfase as relações homoafetivas. O que fazer para vencer todos esses obstáculos?

Em relação à homossexualidade, ela sempre existiu. Todos têm conhecimento quanto a essa realidade, porém, querer impor esta prática de forma generalizada, ultrapassa todos os limites. O pior de tudo é que esse comportamento vai além de nossas fronteiras, isto é, ele é global, com exceções de alguns países conservadores. Quem defende e luta pela manutenção de princípios, como a ética, a honestidade, os bons costumes, a família tradicional, etc., precisa estar consciente que enfrentará fortes oposições. A exemplo dessa realidade são os heterossexuais assumidos que insistem na defesa da prática homossexual. Um dos assuntos em pauta no momento é a homofobia, uma palavra aplicada de forma equivocada, intencional e manipuladora. Homofóbico, a luz dos dicionários, se define por agressores físicos a pessoas declaradamente praticantes da homossexualidade. Um indivíduo não pode ser tipificado por esse adjetivo pelo simples fato de se posicionar contrário a essas práticas, apenas no campo das ideias. A verdade é que tentam transformar o errado em certo de forma impositiva e irracional.

            Quem nunca enfrentou resistência no ambiente de trabalho, pois, no conceito da estrutura social montada e imposta, quem sabe mais e tem as melhores ideias são os mais graduados, os chefes, os que estão no comando. Usando uma linguagem militar, os possuidores da maior patente. A grande questão é: será que esse princípio está correto? Quantas pessoas com grande potencial para progredir, avançar, não estão paralisadas porque lutam diariamente contra os poderes dessa organização. Quem se atreve a bater de frente, discordar, são tachados como rebeldes, infiéis ou até mesmo, problemáticos. Quantos líderes nem sequer ouvem seus liderados? Quando o fazem é apenas para cumprir um protocolo, pois, na verdade, já estão com as suas decisões prontas.

            No campo dá fé, parece que a luta ainda é mais intensa, pois, a dificuldade começa em casa, ou seja, na própria igreja. Pessoas estagnadas, porém, se observam outras se movimentando para fazer algo, são os primeiros a colocar algum obstáculo. Com espírito crítico, tentam desanimá-las com frases como: isto já foi feito aqui, mas não deu certo. As pessoas deste lugar são de coração duro. A igreja tal já tentou isso e falhou. Você não está preparado. Eu tenho uma ideia melhor, etc. Infelizmente, o Diabo consegue muitos colaboradores para dificultar a nossa vida, aumentando a força da correnteza.   

            Na área jurídica não difere, pois grande parte de seus membros não é mais confiável, basta olhar as sentenças, os processos, enfim, chegaremos à conclusão de que tudo depende do poder aquisitivo. Pessoas praticantes dos mesmos crimes, no entanto, recebem decisões diferenciadas, conforme a sua influência. A seu favor estão os advogados renomados, muitos desses “amigos” de juízes e desembargadores. Você porventura já tentou entrar com uma ação contra Instituições Federais ou grandes empresas? A dificuldade é imensa.    

Essa crise do chamado “petróleo” é apenas a ponta do iceberg, pois este esquema de propina e de corrupção estão enraizados por quase todos os setores da sociedade. Todos os domingos têm alguém sendo investigado e preso por falcatruas, segundo as matérias do Fantástico, transmitidos pela emissora Rede Globo. O sistema corrompeu as camadas mais altas da sociedade. Recentemente, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Joaquim Barbosa, pediu aposentadoria, sendo que ainda lhe restavam 10 anos para permanecer no exercício de suas funções no STF. Ele, com certeza, ao tomar essa decisão, estava se sentindo como alguém impossibilitado de lutar contra esse gigante.

No início falei que existe uma estratégia humana para vencer as correntezas, empregando menos energia, mas, ao se tratar de situações corriqueiras da vida, enfrentadas por todos, principalmente pelos cidadãos de bem, obedientes a Deus e a sua Palavra, creio que a solução seria um pouco diferente.

Jesus, no sermão do monte, afirma que devemos entrar pela PORTA ESTREITA e que larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz a perdição e são muitos os que entram por ela. Porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida e são poucos os que acertam com ela (Mt. 7.13-14). A porta estreita significa continuar guerreando contra essas forças, pois, não há como pegar atalhos ou fazer desbordamentos. É preciso encarar os desafios com perseverança. A correnteza simboliza o mundo com todo o seu sistema, tentando a todo momento nos fazer desistir.

Portanto, encaremos a correnteza, crendo que Ele, Jesus de Nazaré, nos dará força suficiente para vencermos o cansaço e chegarmos ao porto seguro. “Não veio sobre nós, tentação que não fosse humana, mais fiel é Deus que não permitirá que sejamos tentados além daquilo que podemos suportar, juntamente com a tribulação, Ele nos proporcionará o escape”, assim disse o apóstolo Paulo (I Co 10.13). Vale a pena seguirmos em frente, pois, lá estará nossa vitória cabal.

Juvenal Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário